31 de outubro de 2017

Mais um passinho em frente

Como disse, ontem fui à consulta. Saí de lá animada, embora nem tudo seja 100% boas notícias, também não posso dizer que hajam más notícias propriamente ditas. 

Estou um pouco cansada, é só isso.. cansada porque há pouco mais de um anos atrás, supostamente estava tudo bem com a ecografia endovaginal, que não revelava quaisquer alterações nos ovários. Eu não menstruava, mas se estava tudo bem, fiquei calma. Depois disso, fiz vários testes de gravidez... três, para ser mais precisa... Afinal, quando falha a menstruação, é possível que a mulher esteja grávida, certo?

Em Janeiro, cansada da situação, resolvi procurar outro medico. Ele não precisou  se muito para saber o que se passava, bastou praticamente estar atento aos sintomas que eu descrevia, e depois confirmou com ecografia. Em Janeiro descobri que, afinal, tenho ovários poliquísticos. 

Pronto, não era o fim do mundo. Fiz 4 meses de Diane 35 para regular os ciclos e "limpar" os ovários. Esta pílula é uma bomba... Sofri alterações de humor, ao ponto de haver dias em que não me reconhecia no meio daquela constante montanha-russa...num momento estava muito bem, e de repente dava por mim a gritar irritada por coisas de nada, mas segundos mais tarde chorava como se não houvesse amanhã; o meu corpo sofreu alterações também visíveis, como pernas pesadas e cansadas (às vezes custava-me mesmo andar), ganho de peso, cefaleias intensas... Mas pronto, era tudo para ficar bem, para dali a pouco tempo conseguir ter o meu feijãozinho na barriga. 

Fiz 3 tratamentos hormonais, e nada. A cada testes negativo eu venho cada vez mais ao fundo. Não há mesmo muito que se possa dizer a uma mulher que passa por isto, um abraço e deixar chorar até ter deitado tudo cá para fora é mesmo o melhor remédio para mim. 

No mês passado resolvemos fazer a histerossalpingografia, porque o tratamento não resultava, e os ovários estavam bem. Pensei que fosse por causa da ansiedade, dos turnos rotativos, dos esforços, mas afinal não, tenho ambas as trompas obstruídas. Com isto, resta-me a FIV. Nesse dia saí com a sensação de que de cada vez que dava um passo para a frente, passado pouco tempo voltava a andar para trás.

Sim, saí hoje com boas notícias. Não tenho muito folículos (5 ou 6 em cada ovário), mas estão todos do mesmo tamanho, o que significa que estão a maturar ao mesmo tempo e estarão prontos para a colheita na mesma fase, e assim posso colher todos, sem deixar "morrer" nenhum porque maturou numa fase diferente dos outros. 

Sim, em princípio sábado (hoje é terça) é dia para a colheita. Está tudo a correr bem e depressa. Mas o endométrio está a sofrer com esta hiperestimulação... Não sabemos se estará preparado, e se não estiver, congelam-se os embriões para eu ter tempo de fazer mais medicação, desta vez para o endométrio (já fiz uma vez), e só depois se procede à transferência. 

Ok, já não falta tudo. Está tudo a correr bem, dentro das dificuldades todas que tive, e não é por mais uns dias que vou desesperar. Mas estou cansada deste processo todo, que começou por ser "nada", para o que é agora.

Tenho tanto a agradecer às pessoas que me têm apoiado. Ontem depois da consulta o meu telemóvel encheu-se de mensagens e telefonemas para saber como tinha corrido. É nestas alturas que vemos quem se preocupa connosco, e graças a Deus que eu tenho tido muita gente a dar-me força. Eu também não sou uma pessoa muito fácil, e por vezes é difícil deixar "entrar" alguém nos meus sentimentos e emoções, porque eu ajo como se estivesse tudo bem mesmo quando não está, não estico o assunto mesmo quando me fazem perguntas, e não é por não querer ou não precisar de falar.

Espero que dê resultado à primeira... espero isto com todo o meu ser, para começar uma nova etapa há tanto desejada.

De resto, aquilo que peço é, do fundo do coração: esteja já pronta para a transferência da FIV para a semana, ou tendo de esperar mais um bocadinho, só quero duas coisas, do fundo do coração: ter uma gravidez sem problemas, e também que o meu bebé (ou bebés) seja saudável. O resto... O resto vou aguentando.

2 comentários:

  1. Força querida, começo quinta-feira o meu processo.
    Sem medicação tenho 3/4 folículos, mas tenho esperança.
    Vamos conseguir o nosso sonho!
    Muita força :)

    Beijinho grande
    Silv81

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos pois. Muita força nesta fase, minha querida, e muita esperança como sempre. Pensamento positivo para daqui a uns dias estarmos a dar boas notícias uma à outra.
      Obrigada pelo apoio :)

      Beijinho grande

      Eliminar