5 de novembro de 2017

Dia 2

Ontem fiz a punção. Às 9h lá estavámos, eu e o S., ele sempre calmo, e eu com os nervos em franja. Nunca tinha feito qualquer cirurgia, não sabia como é que iria reagir à anestesia, nunca tinha feito aquele procedimento. Li algumas coisas, falei com pessoas que já fizeram punção, e vi vídeos do que acontece no procedimento, mas estarmos nós na sala de bloco operatório é sempre diferente.

Depois de responder às perguntas da enfermeira, vesti a bata de bloco e a touca, e lá entrei na sala, ainda mais nervosa. Quando já estava deitada, começo a ouvir o que se passa à minha volta, sem falar muito com eles. A certa altura, já com o propofol (sedação) a correr, eu penso para mim "Isto não está a resultar, não estou a adormecer. Vou contar até 10 para ver se ajuda". Lembro-me de ter contado até 3, e depois disso só me lembro de os ouvir chamar por mim, já eu estava no recobro. A parte chata foi o primeiro levante, em que eu, como enfermeira que sou fui contra tudo o que sei, e me levantei um bocadinho depressa demais e vi tudo andar à roda. Depois de estar sentada no cadeirão, comi umas bolachas e bebi um chá, que me souberam pela vida!

Pronto, simples assim. Nada do bicho de sete cabeças que às vezes fazemos disto (como eu fiz). O obstetra ainda foi falar comigo, mas eu estava meio para o outro lado, e falou com o S. Hoje e amanhã será feito contacto para ver como os embriõezinhos se estão a desenvolver. Depois disso, serão congelados até Dezembro. Não foram muitos os que maturaram, por isso espero que se consigam congelar todos.

Acho que o pior disto tudo foi a fome. Eu gosto de comer. Não me bastava o jejum de pré-operatório, como, durante o resto do dia, tive de ingerir maioritariamente líquidos e coisas mais ligeiras. Quis comer uma sandes ao jantar, e fiquei com náuseas. Comia a sopa ou bebia água mais rapidamente, ficava nauseada. Mas acredito que isto nada tem a ver com a punção/anestesia em si, mas sim com os comprimidos de cabergolina que estou a tomar. Tomei ontem, e tomo hoje, e, como o médico tinha dito, tem efeitos secundários estranhos, como tonturas, sensação de mau-estar geral, inchaço abdominal.

Hoje começo já a Provera, para provocar a menstruação. Era só para iniciar terça, mas ele ontem disse para começar já. Assim, pelo menos, o meu endométrio também começa a ser preparado mais rapidamente. Acredito que todos os dias contem para a preparação para a nidação quando for a altura da TEC.

Para já é tudo. Desejem-se sorte, para ter boas notícias em relação aos embriõezinhos que estão neste momento já a ser preparado, e que este mês passe rápido!

4 comentários:

  1. Um dia super importante para vocês os dois, e a maneira como lidam com o assunto é fantástica!
    Estou muito orgulhosa de ambos. O S. apesar de nervoso (q de certeza q estava) manteve-se calmo e isso trouxe-te tranquilidade para ultrapassar o momento.
    É fácil as pessoas vitimizarem-se por serem forçados a viver uma situação que não querem, pq magoa, pq nos deixa desconfortáveis ou simplesmente pq vemos o quanto a vida é injusta, mas em momento algum vos vejo a fazerem-no. E isso é algo q me deixa muito feliz!
    Sei q são muito mais fortes do q aquilo que julgam ser e essa energia, meus amores, vai fazer com q tudo corra bem!
    Já consigo imaginar a família linda q vão ser... Está tão perto! E eu, vou ter o privilégio de poder assistir a algo tão bonito.

    (sabes q vou sentir q esses bijusinhos q vão resultar deste processo, são um bocadinho "meus" também? Aliás, já sinto... E já sou uma tia babadona 🤣)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, coração. Não sabes como as tuas palavras nos dão força, e como a tua amizade me deu força em todas as etapas até aqui. Tu és daquelas poucas pessoas que sabe da nossa história desde o início, e nunca me deixaste baixar os braços.

    E claro que são um bocadinho teus, acompanhas-me desde o início com as frustrações e as alegrias, os altos e baixos, as notícias menos boas e as notícias que renovam a esperança.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Nunca deixarei que desistas. O q eu mais quero para vocês é q sintam o prazer q é serem pais... Porque não há mesmo nada melhor que isso!

    Desejo-te tudo de bom na vida, mas seres mãe é o q mais te desejo! Nada te fará mais feliz q isso... Tenho a certeza.

    ResponderEliminar